A Gastronomia Única da Capital Portuguesa (2025)

Os Sabores de Portugal em Lisboa

Partir à descoberta dos sabores de Lisboa é, no fundo, partir à descoberta dos sabores de Portugal, com as devidas peculiaridades e diferenças que fazem da sua cozinha uma das melhores do mundo.A nossa gastronomia é fortemente influenciada pela cozinha Mediterrânica, tanto no palato como nas técnicas utilizadas. Assim, a nossa assinatura culinária passa pelos sabores do mar, pelo uso abundante de azeite, pelo pão, pelo tomate e pelas ervas.

De norte a sul, a cozinha regional portuguesa prima pela excelência dos seus sabores locais, preparados com amor e servidos com uma grande fatia de orgulho - e com um bom copo de vinho local! Aqui vão algumas das delícias lisboetas que não pode perder, a partir de alguns dos pratos mais icónicos da cozinha tradicional portuguesa.

Caldo Verde

A Gastronomia Única da Capital Portuguesa (2)

A sopa mais famosa do país faz as delícias de quem nos visita. Será pela sua leveza e fios aveludados de couve ou pelo toque picante do chouriço?

Lapas Grelhadas

A Gastronomia Única da Capital Portuguesa (3)

Uma das entradas mais populares de qualquer restaurante são as deliciosas lapas grelhadas com muito alho, manteiga e salsa. Vêm para a mesa na mesma frigideira onde são preparadas e deixam um rasto de brisa do mar onde passam.

Cataplana de Marisco

A Gastronomia Única da Capital Portuguesa (4)

E quando duas espécies de marisco se juntam numa cataplana com muitas ervas frescas, o resultado só pode ser algo divinal.

Sardinhas Grelhadas

A Gastronomia Única da Capital Portuguesa (5)

Cheiro a sardinhas grelhadas pela Grande Lisboa significa duas coisas: que é verão e que é época de Santos Populares! As sardinhas apenas são temperadas com sal quando já estão no grelhador, e são normalmente servidas numa fatia de pão de milho.

Chicharros Fritos

A Gastronomia Única da Capital Portuguesa (6)

Um dos pratos favoritos de Portugal é um prato bem cheio de chicharros fritos. Nos Açores, são servidos com molho de vilão e batata cozida, mas na capital são normalmente servidos com arroz de tomate e salada.

Amêijoas à Bulhão Pato

A Gastronomia Única da Capital Portuguesa (7)

Refogue o alho e a cebola, adicione os coentros picados, as amêijoas e misture tudo. Para finalizar regue com vinho branco, deixando cozinhar em lume brando por 5 minutos até que as amêijoas se abram e, por fim, está pronto a servir.

Açorda de Marisco

A Gastronomia Única da Capital Portuguesa (8)

A açorda é confeccionada com pão do dia anterior que, por sua vez, é amassado com alho, coentros, azeite, vinagre. Nas vilas junto ao mar é comum confecionar-se açorda de marisco, enquanto que no interior prima o uso das carnes de caça. Independentemente do ingrediente estrela, ovos escalfados e muito molho fazem sempre parte do panorama.

Polvo

A Gastronomia Única da Capital Portuguesa (9)

Qualquer receita tradicional portuguesa com polvo é simplesmente deliciosa, seja cozido, guisado ou à lagareiro. Este último, contudo, é o mais popular em Lisboa. Vai ao forno com muito alho e azeite, de onde sai extremamente crocante. É servido com batatas a murro guarnecidas com salsa ou coentros frescos.

Bacalhau de Natas

A Gastronomia Única da Capital Portuguesa (10)

O bacalhau de natas dispensa qualquer tipo de apresentações. Um molho grosso de natas e especiarias envolve o bacalhau, que antes tem de ser bem refogado, e as batatas aos cubos. De seguida é colocado num tabuleiro generoso e segue para o forno, onde ganha o seu tom dourado e camada superior crocante.

Bacalhau à Brás

A Gastronomia Única da Capital Portuguesa (11)

A receita de bacalhau preferida das famílias portuguesas, uma vez que a sua preparação é fácil, rápida e o resultado final é do agrado de todos. E quem não gosta daquelas batatas semi-fritas misturadas com bacalhau? Adicione salsa fresca e azeitonas a gosto e desfrute.

Bacalhau com Broa

A Gastronomia Única da Capital Portuguesa (12)

Para os amantes de uma boa posta de bacalhau, aqui vai uma frita com broa e acompanhada com batata a murro.

Pastéis de Bacalhau

A Gastronomia Única da Capital Portuguesa (13)

A história do nosso país ficou marcada pelas desigualdades de riqueza entre classes, pelo que as classes mais baixas sempre sentiram a necessidade de reaproveitar qualquer resto de comida, transformando-o em algo novo. E foi assim que os pastéis salgados nasceram. Reaproveitando sobras de bacalhau ou carne, adicionando puré de batata, ervas e especiarias, temos um pastel pronto a ser frito. Leve, dourado e bastante versátil ao poder ser servido como entrada ou como prato principal, fazendo-se acompanhar de arroz e salada.

Bifana

A Gastronomia Única da Capital Portuguesa (14)

O ex libris da comida de rua portuguesa -- uma deliciosa e suculenta sandes de bifana devidamente temperada com muito alho, pimenta e outras especiarias a gosto.

Enchidos - Chouriço, Morcela, Alheira

A Gastronomia Única da Capital Portuguesa (15)

Qual o seu enchido preferido? O chouriço feito a partir de carne de porco, a morcela feita com sangue (estranho mas delicioso) ou e alheira feita com carne de aves?

Francesinhas

A Gastronomia Única da Capital Portuguesa (16)

Embora sejam originárias da cidade Invicta - o Porto, em Lisboa também se as come. E uma francesinha é o quê? É de comer e chorar por mais quando bem feita, e podemos desde já dizer que o segredo está no molho, molho este que este demora horas a ser confeccionado! Uma sandes com bifana, salsicha, chouriço, queijo, fiambre (e tudo aquilo que mais quiser adicionar), coberta pelo tal molho divinal. Faz-se acompanhar de uma dose de batatas-fritas e de um ovo frito em cima.

Travesseiro de Sintra

A Gastronomia Única da Capital Portuguesa (17)

Um doce de massa folhada com recheio de creme de ovos e amêndoas, devidamente polvilhado em açúcar. Os travesseiros são originários da pastelaria ‘’A Piriquita’’ em Sintra, e sua história é muito caricata. Acontece que foi o Rei D.Carlos I que incentivou os proprietários da pastelaria a iniciarem a sua produção, pois ele mesmo adorava comer uns quantos durante os verões que passava em Sintra, o destino de eleição da realeza portuguesa para fugir aos verões quentes de Lisboa.

Pastéis de Belém

A Gastronomia Única da Capital Portuguesa (18)

A par da história e da tradição, os deliciosos Pastéis de Belém são conhecidos por serem uma versão superior do já delicioso Pastel de Nata. Sabia que a receita dos Pastéis de Belém tem 300 anos e foi criada pelos monges do Mosteiro dos Jerónimos? O mosteiro em si é Património Mundial da UNESCO e em dúvida que merece uma visita. Os monges começaram inicialmente por vender os pastéis para financiarem o mosteiro, que por sua vez fechou em 1834. Por sorte, a receita não se perdeu! Foi depois vendida aos donos da Fábrica de Pastéis de Belém, aberta em 1837, e que hoje é um dos pontos turísticos mais populares de Lisboa. A pastelaria e o mosteiro estão apenas a 3 minutos de distância... não deixe de visitar nenhum dos dois!

Bolas de Berlim

A Gastronomia Única da Capital Portuguesa (19)

O doce veraneio de eleição dos portugueses é a Bola de Berlim, uma bola de massa frita recheada com um refrescante creme de ovos e envolvida em açúcar. São vendidas nas praias por vendedores que gritam: ‘’olha a bola de berlim!’’.

A Gastronomia Única da Capital Portuguesa (20)

A Portugal Getaways está ao seu completo dispor para ajudá-lo a planear a sua viagem a Lisboa, proporcionando-lhe, assim, uma experiência livre de preocupações. Explore os nossos pacotes de viagem para Lisboa e aventure-se, ou fale connosco para um itinerário à medida dos seus sonhos.

A Gastronomia Única da Capital Portuguesa (2025)
Top Articles
Latest Posts
Recommended Articles
Article information

Author: Nathanael Baumbach

Last Updated:

Views: 6279

Rating: 4.4 / 5 (55 voted)

Reviews: 94% of readers found this page helpful

Author information

Name: Nathanael Baumbach

Birthday: 1998-12-02

Address: Apt. 829 751 Glover View, West Orlando, IN 22436

Phone: +901025288581

Job: Internal IT Coordinator

Hobby: Gunsmithing, Motor sports, Flying, Skiing, Hooping, Lego building, Ice skating

Introduction: My name is Nathanael Baumbach, I am a fantastic, nice, victorious, brave, healthy, cute, glorious person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.